Histórico

PROJETO ESCOLAS SAUDÁVEIS

Este projeto se consolidou a partir de um estudo sobre os fundamentos da estratégia Escolas Promotoras de Saúde (OMS). Alguns projetos de pesquisa tem sido desenvolvidos com o objetivo de avaliar o impacto das intervenções na comunidade escolar. 

Em 2010, fomos contemplados pelo PROEXT 2010 que possibilitou a ampliação do projeto para mais escolas e a efetivação da nossa parceria com a Gerência da Secretaria Municipal de Educação da Regional Pampulha. 

Em 2011, o Programa Escala Docente possibilitou um intercâmbio das nossas ações com os colegas da Faculdade de Odontologia da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). A partir dessa parceria, neste mesmo ano iniciamos um projeto de pesquisa multicêntrico intitulado Promoção da saúde contextualizada em comunidades escolares e seu entorno: a autonomia para a saúde, que recebeu apoio financeiro da CAPES, e teve como objetivo principal realizar o diagnóstico das comunidades em que atuamos para posteriormente conseguirmos propor intervenções mais consistentes adaptadas a cada realidade. 

Em 2012, desenvolvemos e publicamos o primeiro livro de uma série, intitulado "Promoção da saúde na escola: diálogos da saúde com a educação", junto com os parceiros da educação dirigido aos professores da rede. 

O lançamento oficial foi em 2013, em um evento na FOUFMG, que contou com a participação da equipe do projeto e os profissionais da rede municipal de educação e saúde. Iniciamos parceria com dois novos projetos vinculados ao Programa, "Viva Sorriso: Promoção de saúde bucal" e Alimentação Saudável, baseada principalmente, na troca de experiências e ações conjuntas entre os estudantes nas escolas. Essas parcerias têm qualificado as ações do projeto e contribuído para a mobilização de grupos nas comunidades. O caráter multidisciplinar que o projeto vem ganhando tem aberto novas possibilidades, para os alunos de graduação representa uma possibilidade de prática que contribui de forma decisiva para sua formação. Esta experiência modificou inclusive o curso de graduação de Odontologia, pois na última reforma curricular foram criadas disciplinas nos moldes do projeto. A disciplina de Ações Coletivas I está sendo desenvolvida em unidades de educação infantil (UMEI) e escolas municipais. 

Em 2014, com base nos resultados do estudo multicêntrico iniciamos uma grande reforma no projeto a fim de atender as demandas colocadas pela comunidade escolar e passamos a investir mais na integração entre serviços de saúde-escola. 

Em 2015, reorientamos as estratégias buscando fortalecer a longitudinalidade das ações nas escolas e passamos a trabalhar de forma mais integrada ao Programa Saúde na Escola (PSE). Cada equipe tem desenvolvido as ações com diferentes atores da comunidade escolar, como professores e monitores, funcionários, pais e famílias e escolares. E, ainda nos aproximamos mais da Coordenação Municipal do PSE. 

Em 2016 continuamos com as estratégias definidas no ano anterior e fortalecemos o vínculo com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Participamos da organização e da realização do II Encontro de Formação dos Monitores do PSE, ministrando conteúdo teórico e oficinas práticas que envolveram nossos estudantes de graduação, pós-graduação e professores da nossa equipe. Fomos contemplados pelo Edital de Fomento a Programas e Projetos de Formação em Extensão Universitária da PROEX que nos possibilitou refletir e sistematizar melhor o conteúdo teórico de formação dos estudantes vinculados ao projeto. Este ano já iniciamos a continuidade das atividades nas escolas e devido à grande procura pelos estudantes, ampliaremos as ações para novas escolas da Regional Pampulha. Pretendemos avaliar os módulos de formação em extensão de 2016-2 e 2017-1, acrescentando mais elementos de avaliação das ações e participação da comunidade escolar.

Objetivos Gerais

Contribuir para a formação de crianças e adolescentes para que desenvolvam a capacidade de refletir sobre seus valores, sua condição social e a partir daí, possam adquirir habilidades que permitam a construção da cidadania, do desenvolvimento humano e da vida saudável.

Objetivos Específicos

Investir na interdisciplinaridade, sobretudo com envolvimento de toda comunidade escolar e equipes do serviço de saúde envolvidos no Programa Saúde na Escolas (PSE);
Investir na avaliação do impacto das ações do projeto no público alvo;
Investir no envolvimento da comunidade por meio das famílias;
Contribuir com o controle populacional da cárie dentária entre crianças e adolescentes;
Investir em uma estratégia mais abrangente que permita um maior retorno do projeto para a graduação.

Metodologia

O referencial teórico segue a base conceitual da Promoção da Saúde, os fundamentos da estratégia Escolas Promotoras de Saúde (OMS), a Política Nacional de Promoção de Saúde e o Programa Saúde na Escola (PSE). Frente ao dinamismo e demandas do projeto foram estabelecidas estratégias para sua execução que definem as frentes de trabalho: Estratégia de Gestão, Estratégia de Práticas e Promoção da saúde, Estratégia de Comunicação e Estratégia de Sistematização e Produção do conhecimento. 

A Estratégia de Gestão visa à consolidação das Parcerias, é desenvolvida por meio de encontros periódicos da equipe com a Gerência da Secretaria de Educação da Regional Pampulha BH/MG, Coordenação e monitores do PSE da PBH, Direção e Coordenação das Escolas e demais projetos parceiros. 

A Estratégia de Práticas e Promoção da Saúde engloba todas as atividades pedagógicas e intervenções desenvolvidas pelo projeto. Essa estratégia é dividida em quatro frentes de trabalho: Curso de formação, Diagnóstico das escolas, Ações de Promoção da Saúde e Produção de material e equipamentos didáticos. 

O Curso de formação tem como objetivo capacitar os alunos de graduação, por meio de metodologias de caráter coletivo, em reuniões semanais. Atualmente sistematizamos essa frente na Formação em Extensão. O Diagnóstico das escolas visa à aproximação da equipe de trabalho com a comunidade escolar, os instrumentos dessa atividade estão sendo atualizados, estamos experimentando o uso de algumas tecnologias, metodologias dinâmicas e abordagem qualitativa. 

As Ações de Promoção da Saúde são desenvolvidas de acordo com as demandas da comunidade escolar, a demanda atual que estamos dando ênfase são as oficinas de escovação junto aos monitores do PSE. 

A Produção de material e equipamentos didáticos tem como objetivo a elaboração de uma série de produtos que facilitem a disseminação do conhecimento de forma útil e descomplicada. 

A Estratégia de Comunicação objetiva facilitar o diálogo entre todos os participantes do projeto (diário de campo, e-mail, página e grupo no Facebook). 

A Estratégia de Sistematização e Produção do Conhecimento foi criada com o intuito de sistematizar a produção científica e a geração de produtos a partir das informações produzidas no projeto. 

Atualmente temos 3 Trabalhos de Conclusão de Curso sendo desenvolvidos. A fim de otimizar nossas atividades, temos dividido os bolsistas e voluntários entre os professores e formado pequenos grupos de trabalho. Cada grupo é responsável por uma escola e tem desenvolvido as ações com base nas demandas colocadas a fim de contribuir com a consolidação do PSE. As frentes de trabalho consistem em: saúde bucal (EMIAM, EMST, EMCCG), funcionários (EMAF, EMAP), pais e comunidade (EMMMP), alimentação saudável (EMCCG) e cultura de paz (EMST). A socialização das experiências ocorre em seminário no fim de cada semestre.

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