Histórico
PROJETO ESCOLAS
SAUDÁVEIS
Este projeto se consolidou a partir de
um estudo sobre os fundamentos da estratégia Escolas Promotoras de Saúde (OMS).
Alguns projetos de pesquisa tem sido desenvolvidos com o objetivo de avaliar o
impacto das intervenções na comunidade escolar.
Em 2010, fomos contemplados
pelo PROEXT 2010 que possibilitou a ampliação do projeto para mais escolas e a
efetivação da nossa parceria com a Gerência da Secretaria Municipal de Educação
da Regional Pampulha.
Em 2011, o Programa Escala Docente possibilitou um intercâmbio
das nossas ações com os colegas da Faculdade de Odontologia da Universidad
Nacional de Córdoba (Argentina). A partir dessa parceria, neste mesmo ano
iniciamos um projeto de pesquisa multicêntrico intitulado Promoção da saúde
contextualizada em comunidades escolares e seu entorno: a autonomia para a
saúde, que recebeu apoio financeiro da CAPES, e teve como objetivo principal
realizar o diagnóstico das comunidades em que atuamos para posteriormente
conseguirmos propor intervenções mais consistentes adaptadas a cada realidade.
Em 2012, desenvolvemos e publicamos o primeiro livro de uma série, intitulado
"Promoção da saúde na escola: diálogos da saúde com a educação",
junto com os parceiros da educação dirigido aos professores da rede.
O lançamento
oficial foi em 2013, em um evento na FOUFMG, que contou com a participação da
equipe do projeto e os profissionais da rede municipal de educação e saúde.
Iniciamos parceria com dois novos projetos vinculados ao Programa, "Viva
Sorriso: Promoção de saúde bucal" e Alimentação Saudável, baseada
principalmente, na troca de experiências e ações conjuntas entre os estudantes
nas escolas. Essas parcerias têm qualificado as ações do projeto e contribuído
para a mobilização de grupos nas comunidades. O caráter multidisciplinar que o
projeto vem ganhando tem aberto novas possibilidades, para os alunos de
graduação representa uma possibilidade de prática que contribui de forma
decisiva para sua formação. Esta experiência modificou inclusive o curso de
graduação de Odontologia, pois na última reforma curricular foram criadas
disciplinas nos moldes do projeto. A disciplina de Ações Coletivas I está sendo
desenvolvida em unidades de educação infantil (UMEI) e escolas municipais.
Em
2014, com base nos resultados do estudo multicêntrico iniciamos uma grande
reforma no projeto a fim de atender as demandas colocadas pela comunidade
escolar e passamos a investir mais na integração entre serviços de
saúde-escola.
Em 2015, reorientamos as estratégias buscando fortalecer a
longitudinalidade das ações nas escolas e passamos a trabalhar de forma mais
integrada ao Programa Saúde na Escola (PSE). Cada equipe tem desenvolvido as
ações com diferentes atores da comunidade escolar, como professores e
monitores, funcionários, pais e famílias e escolares. E, ainda nos aproximamos
mais da Coordenação Municipal do PSE.
Em 2016 continuamos com as estratégias
definidas no ano anterior e fortalecemos o vínculo com a Secretaria Municipal
de Educação (SMED). Participamos da organização e da realização do II Encontro
de Formação dos Monitores do PSE, ministrando conteúdo teórico e oficinas
práticas que envolveram nossos estudantes de graduação, pós-graduação e
professores da nossa equipe. Fomos contemplados pelo Edital de Fomento a
Programas e Projetos de Formação em Extensão Universitária da PROEX que nos
possibilitou refletir e sistematizar melhor o conteúdo teórico de formação dos
estudantes vinculados ao projeto. Este ano já iniciamos a continuidade das
atividades nas escolas e devido à grande procura pelos estudantes, ampliaremos
as ações para novas escolas da Regional Pampulha. Pretendemos avaliar os
módulos de formação em extensão de 2016-2 e 2017-1, acrescentando mais
elementos de avaliação das ações e participação da comunidade escolar.
Objetivos Gerais
Contribuir para a formação de crianças e
adolescentes para que desenvolvam a capacidade de refletir sobre seus valores,
sua condição social e a partir daí, possam adquirir habilidades que permitam a
construção da cidadania, do desenvolvimento humano e da vida saudável.
Objetivos Específicos
Investir na interdisciplinaridade,
sobretudo com envolvimento de toda comunidade escolar e equipes do serviço de
saúde envolvidos no Programa Saúde na Escolas (PSE);
Investir na avaliação do impacto das
ações do projeto no público alvo;
Investir no envolvimento da comunidade
por meio das famílias;
Contribuir com o controle populacional
da cárie dentária entre crianças e adolescentes;
Investir em uma estratégia mais
abrangente que permita um maior retorno do projeto para a graduação.
Metodologia
O referencial teórico segue a base
conceitual da Promoção da Saúde, os fundamentos da estratégia Escolas
Promotoras de Saúde (OMS), a Política Nacional de Promoção de Saúde e o
Programa Saúde na Escola (PSE). Frente ao dinamismo e demandas do projeto foram
estabelecidas estratégias para sua execução que definem as frentes de trabalho:
Estratégia de Gestão, Estratégia de Práticas e Promoção da saúde, Estratégia de
Comunicação e Estratégia de Sistematização e Produção do conhecimento.
A
Estratégia de Gestão visa à consolidação das Parcerias, é desenvolvida por meio
de encontros periódicos da equipe com a Gerência da Secretaria de Educação da
Regional Pampulha BH/MG, Coordenação e monitores do PSE da PBH, Direção e
Coordenação das Escolas e demais projetos parceiros.
A Estratégia de Práticas e
Promoção da Saúde engloba todas as atividades pedagógicas e intervenções
desenvolvidas pelo projeto. Essa estratégia é dividida em quatro frentes de
trabalho: Curso de formação, Diagnóstico das escolas, Ações de Promoção da
Saúde e Produção de material e equipamentos didáticos.
O Curso de formação tem
como objetivo capacitar os alunos de graduação, por meio de metodologias de
caráter coletivo, em reuniões semanais. Atualmente sistematizamos essa frente
na Formação em Extensão. O Diagnóstico das escolas visa à aproximação da equipe
de trabalho com a comunidade escolar, os instrumentos dessa atividade estão
sendo atualizados, estamos experimentando o uso de algumas tecnologias,
metodologias dinâmicas e abordagem qualitativa.
As Ações de Promoção da Saúde
são desenvolvidas de acordo com as demandas da comunidade escolar, a demanda
atual que estamos dando ênfase são as oficinas de escovação junto aos monitores
do PSE.
A Produção de material e equipamentos didáticos tem como objetivo a
elaboração de uma série de produtos que facilitem a disseminação do
conhecimento de forma útil e descomplicada.
A Estratégia de Comunicação
objetiva facilitar o diálogo entre todos os participantes do projeto (diário de
campo, e-mail, página e grupo no Facebook).
A Estratégia de Sistematização e
Produção do Conhecimento foi criada com o intuito de sistematizar a produção
científica e a geração de produtos a partir das informações produzidas no projeto.
Atualmente temos 3 Trabalhos de Conclusão de Curso sendo desenvolvidos. A fim de otimizar nossas
atividades, temos dividido os bolsistas e voluntários entre os professores e
formado pequenos grupos de trabalho. Cada grupo é responsável por uma escola e tem
desenvolvido as ações com base nas demandas colocadas a fim de contribuir com a
consolidação do PSE. As frentes de trabalho consistem em: saúde bucal (EMIAM,
EMST, EMCCG), funcionários (EMAF, EMAP), pais e comunidade (EMMMP), alimentação
saudável (EMCCG) e cultura de paz (EMST). A socialização das experiências
ocorre em seminário no fim de cada semestre.
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